EXU ONÃ??








Não deixem de me "Seguir Aqui no Blog ok




QUEM É EXU ONÃ

Vamos falar um pouco dessa deidade das casas de candomblé. Como já vimos antes, a palavra Exú, nunca significou capeta, pois os africanos não tinham a compreensão desse ser inferior.

Exú é uma das principais divindades do panteão afro, pois é ele quem guarda a porta que separa nosso mundo do mundo dos encantados. Uma qualidade de Exú muito cultuada é Onã ou Bára Onã. Senhor dos caminhos, é ainda o guardião das porteiras e das entradas das casas de Santo, morando do lado de fora do portão e não no lado de dentro.

Em sua grande maioria, os sacerdotes assentam esse Bára, pois sem ele, ficaria muito difícil, acesso às casas, pois quem iria guiar as pessoas até ali? Obviamente que seu assentamento é feito de forma diferente dos demais Exús, uma vez que ficaria complicado colocar um Igbá de Exú na rua, assim sendo, seus fundamentos são preparados de outra forma, mas, na hora de comer, ele come fora de casa, ou seja: na rua, do lado de fora do portão.

É irmão de Ogum, e com ele, ronda as estradas nos protegendo de todos os infortúnios que possam vir contra nós. Seus preceitos são complicados e muito diferentes dos demais Exú, porque sendo ele o dono da rua, se alimenta nela mesma, e sempre está pronto a nos ajudar.

Como os demais Orixás Exú, ele come padê, bode, galos, feijão fradinho torrado, milho vermelho torrado, aguardente, acarajé, entre outras comidas.

Quando uma pessoa está com muita dificuldade, deve se dar presentes a Onã, para que ele reconheça aquela pessoa e ajude a abrir seus caminhos, seja para emprego, negócios e outros. Sendo Exú uma das cabaças que criou o mundo, devemos ter por ele muito respeito e sempre agradá-lo, pois, a qualquer momento que precisarmos ele ali estará para nos ajudar.

Algumas pessoas insistem em dizer que Onã mora dentro do quintal, mas, em todas as casas de fundamento, ele é o guardião da entrada externa, é ele quem traz clientes, que cuida dos caminhos e protege a casa e seu sacerdote.

Bára Onã, conhecedor de todos os mistérios, come com Ogum e anda com o mesmo. Poucas pessoas se lembram de agradar essa divindade e justamente por isso, sua vida caminha até certo ponto e depois fracassa.

Se alguém vai fazer uma viajem, abrir um negócio é interessante se consultar a Onã para ver se é necessário fazer oferendas a ele para que tudo corra bem com aquela pessoa.

Seu dia de culto: Segunda feira

Suas cores: o preto e o vermelho

Suas comidas: padê, acarajé, feijão fradinho e milho torrado.

Saudação: Laroiê Exú, Exú a Mojubá. Cobá Laroiê Exú Onã.




Comentários

  1. Bom dia ,me desculpe mas se você é de umbanda a sua postagem sobre o primeiro exu de candomblé o grande e poderoso Sr ONÃ esta em partes incorretas se puder corregir corrija ONÃ não usa vermelho e preto tudo de ONÃ é branco e inox tanto faca tesoura búzios inclusive bichos cortados a ele, quanto a ser irmão de Ogum sim é mais quem realmente anda lado a lado com Ogum é o grande Sr MAVAMBO ONÃ não se prende em alguidar seu otá deve ter cor de ouro e seus chifres cores brancas nunca colocar bebidas e alimentos para ONÃ em copos de vidro ou pratos de louça e por ai vai até os fundamentos das ervas e pós de seu assentamento pois é um exu que tem o poder de passar por cima do orixá de cabeça do filho e ceifar sua vida sem clemência por cometer um erro então muita cautela ao cultuar ONÃ Tata Tabalacy Mukumbi Tumba Junçara Salvador BA aweto npange mokoyu nzambi

    ResponderExcluir
  2. Bom dia ,me desculpe mas se você é de umbanda a sua postagem sobre o primeiro exu de candomblé o grande e poderoso Sr ONÃ esta em partes incorretas se puder corregir corrija ONÃ não usa vermelho e preto tudo de ONÃ é branco e inox tanto faca tesoura búzios inclusive bichos cortados a ele, quanto a ser irmão de Ogum sim é mais quem realmente anda lado a lado com Ogum é o grande Sr MAVAMBO ONÃ não se prende em alguidar seu otá deve ter cor de ouro e seus chifres cores brancas nunca colocar bebidas e alimentos para ONÃ em copos de vidro ou pratos de louça e por ai vai até os fundamentos das ervas e pós de seu assentamento pois é um exu que tem o poder de passar por cima do orixá de cabeça do filho e ceifar sua vida sem clemência por cometer um erro então muita cautela ao cultuar ONÃ Tata Tabalacy Mukumbi Tumba Junçara Salvador BA aweto npange mokoyu nzambi

    ResponderExcluir
  3. 011 947330310 zp entrar em contato quero presizo saber cuida de ona por favor me encina obrigado

    ResponderExcluir
  4. Como faço contato com Sr acho que fiz errado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Paginas Mais Visitadas

O SIGNIFICADO DO ODU (CENTRO ESPI. CORPO DE LUZ ERICK)

ERVAS DE OXÓSSI PARA BANHO E CURA (CENTRO ESPIRIT. CORPO DE LUZ)

DOENÇAS FÍSICAS=E ATUAÇÃO DOS ORIXÁS NOS ÓRGÃOS

PG14 ERVAS DE NANÃ - PARA BANHOS E CHÁS

PG16 ERVAS DE OXUMARÉ - BANHO E CURA

PG9 "ORAÇÃO DO PERDÃO" MANTRA CORPO DE LUZ (CENTRO ESP. CORPO DE LUZ)