PG29 O QUE É ASSENTAMENTO DE ORIXÁS (CENTRO ESPI. CORPO DE LUZ ERICK)







Não deixem de me "Seguir Aqui no Blog ok




O QUE É ASSENTAMENTO DE ORIXÁ?



QUERIDOS IRMÃO SEJAM TODOS BEM VINDOS, NA LUZ DE OXALÁ


O mesmo que fixar, firmar.

 Data da publicação 17/04/2013 reeditado

1ª§ O assentamento de um Orixá pode ser um objeto como: pedra, árvore, símbolo metálico, entre outros, onde se assenta sua força dinâmica , por meio de uma cerimônia  ritualística. Esses objetos consagrados ficam dentro do peji, vasilhas tampadas, onde são mergulhados em:

Mel – Oxalá; Yemanjá, Nanã e Oxum

Mel ou azeite doce – Oxumarê; Ossâim; Logunnedê

Mel e azeite doce – Euá

Azeite doce  Obá; Oxóssi

Azeite de dendê – Xangô; Omulu; Iansã; Ogum e o mensageiro Exu.



2ª§ São feitos conforme o Orixá, pois cada um possui seus elementos, suas ferramentas e “seu estilo”. O tipos de assentamento variam quanto aos orixás, cada um tem sua cor, sua ferramenta...E possuem uma identificação associada aos quatro elementos básicos- água, terra, fogo e ar, e seus três derivados- vegetal, mineral e cristal. Esses 7 elementos formadores do nosso planeta e de sua natureza, não surgiram por acaso, mas tem por trás de suas existências poderes divinos que os regem e graduam suas ações em nossas vidas.

·        Iemanjá é identificada com o mar;

·        Oxum  é identificada com as cachoeiras;

·        Nanã é identificada com os lagos

·        Obá é identificada com as lagoas;

·        Iansã é identificada com o ar;

·        Xango é identificada com o fogo;

·        OIá-logun é identificada com o crista;

·        Oxossi é identificada com a mata;


3ª§ Essas identificações geram todo um simbolismo usando para identificar as linhas espirituais regidas por mães Orixás. Mas existem vários outros identificadores e de todos os orixás. Isso acontece porque um mesmo orixá possui muitas hierarquias naturais e espirituais.
EXEMPLO:

4ª§ Há o Orixá OGUN. Esse orixá possui hierarquias. Duas delas são regidas pelo Senhor Ogum Sete Lanças e por Seu Sete Espadas.

A hierarquia do Senhor Ogum Sete Lanças atua no campo regido por Oxalá, a hierarquia do Senhor Ogum Sete Espadas atua no campo regido por Omulu.

Além dessas duas hierarquias, também existem outras do Orixá Ogun, logo em cada uma destas hierarquias mudam alguns elementos e, em um mesmo Orixá temos vários tipos de assentamento:
Ex:

Ogum 7 ondas;
Ogun dos caminhos;
Ogum do tempo;
Ogum rompe -mato
Ogum beira-mar
Ogum de ronda;
Ogum matinata;
Ogum naruê, etc...

5ª§ Cada um desses Oguns tem diferenciadores que distinguem quando assentados nos centros. Como cada orixá tem complexidade Elemental, instrumental e ferramental, os assentamentos tornaram-se “padrão”. Não importando a “qualidade” do Orixá pessoal do médium, seu assentamento repete ao do Orixá regente. Assim assenta-se Ogum e não um dos Oguns do Médium. Assenta-se Oxum, e não a “qualidade de Oxum do médium...

6ª§ Com essa simplificação e coletividade dos assentamentos dos Orixás na Umbanda teremos 17 tipos de assentamentos. Como os guias espirituais se servem dos mesmos elementos instrumentais e ferramentais dos Orixás que regem, tudo se repete, facilitando mais uma vez esse campo para os médiuns Umbandistas.


Axe a todos,

Corpo de Luz - Erick





Comentários

Paginas Mais Visitadas

O SIGNIFICADO DO ODU (CENTRO ESPI. CORPO DE LUZ ERICK)

ERVAS DE OXÓSSI PARA BANHO E CURA (CENTRO ESPIRIT. CORPO DE LUZ)

DOENÇAS FÍSICAS=E ATUAÇÃO DOS ORIXÁS NOS ÓRGÃOS

PG14 ERVAS DE NANÃ - PARA BANHOS E CHÁS

PG16 ERVAS DE OXUMARÉ - BANHO E CURA

PG9 "ORAÇÃO DO PERDÃO" MANTRA CORPO DE LUZ (CENTRO ESP. CORPO DE LUZ)